O trabalho desenvolvido na escola parte de situações concretas para que a criança possa compreender, através da vivência, o que está sendo proposto, pois “a capacidade de aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio” segundo Vygotsky (ano, p.). Para que este trabalho tenha sucesso, realizamos reuniões pedagógicas semanais com o objetivo de melhor preparar o planejamento através de leituras, troca de ideias, pesquisas, discussões, avaliações. Sabe-se da grande importância destes momentos para que o trabalho seja desenvolvido com seriedade e comprometimento, tendo um planejamento prévio do que será trabalhado com o grupo, porém, deve-se ter também flexibilidade para que possamos adequar ao grupo o que foi planejado caso a atividade proposta não tenha tido sucesso. É fundamental no trabalho com a criança, que “o adulto a ajude na construção da autoestima infantil, fornecendo à criança uma imagem positiva de si mesma, aceitando-a e apoiando-a sempre que for preciso” segundo Piaget.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que define conhecimentos essenciais e fundamentais para toda a Educação Básica, contribui para a excelência do trabalho na Educação Infantil, abrangendo conceitos importantes para a rotina escolar e, dando um norte ao planejamento das atividades pedagógicas, visando o desenvolvimento integral da criança!